FeNaVerdade.com

Papiro traz o seguinte trecho, em copta: “Jesus disse a eles: ‘Minha mulher…'” ( Karen L. King)

Nesta terça-feira[18/09/1012] o site da veja divulgou uma reportagem sobre um pedaço de papiro de apenas quatro por oito centímetros,  que seria fragmento de um evangelho apócrifo, o papiro é escrito em copta, um antigo idioma egípcio que usa caracteres gregos. A peça, trazida a público por Karen King, historiadora eclesiástica da Universidade Harvard, em um encontro de especialistas em copta em Roma, nesta terça-feira, teria sido escrita no século IV, mas provavelmente é uma cópia de um texto anterior feito por volta de 150 d.C.

O fragmento faz menção das palavras: “Jesus disse a eles: minha esposa[ou mulher]…” e baseando-se nisso especula-se sobre a possibilidade de Jesus Cristo ter sido casado.

Sobre o assunto, o Dr. Augustus Nicodemus escreveu com poucas palavras em seu blog[O Tempora! O mores!]:

“Já no séc. II apareceram evangelhos apócrifos com histórias fantasiosas sobre Jesus, boa parte deles produzidos por gnósticos e seitas como os Cainitas. A igreja cristã os rejeitou exatamente porque eram recheados destas histórias absurdas. Qual, então, o valor real de um fragmento de 9 linhas supostamente do séc. II sugerindo que Jesus tinha uma esposa, se comparado com os 5 mil manuscritos do Novo Testamento, datados do séc. II em diante, e que omitem qualquer referência ao fato? Mais um exemplo de notícia sensacionalista tipo Código da Vinci.”

Reproduzo também aqui trecho do que disse André Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro à VEJA Online. Retirado do blog do jornalista Reinaldo Azevedo:

“Usar esse fragmento para dizer que Jesus era casado é sensacionalismo. Seria fazer algo parecido com o que Dan Brown fez em O Código Da Vinci, onde usou trechos do Evangelho [apócrifo] de Felipe em copta para dizer que Jesus beijou Maria Madalena. …Esse evangelho diz mais sobre as vivências [da comunidade onde o fragmento foi encontrado] do que sobre o Jesus real.”

Concluo com um pequeno comentário feito pelo Pr. Neemias Fagundes sobre o assunto, em resposta a uma pergunta retórica realizada através do Twitter pelo Dr. Augustus Nicodemus:

@augustuslopes: “Qual o valor de 1 fragmento que diz que Jesus teve uma esposa contra 5 mil manuscritos que não mencionam o fato nunca?”

@neemiasfagundes:  “Contra fatos [5 mil manuscritos] não há fragmentos.”

 

Este artigo é um trabalho compilado.

Um comentário até o momento.

  1. Segundo o que aí está escrito Jesus diz minha esposa/mulher , mas será que a tradução não queria se referir a Noiva D’ele? Segundo a bíblia Ele virá buscar a sua noiva, que no caso somos nós a igreja.. o fragmento pode/poderia estar se referindo a isto não acham?

    Response from JOHNNY