FeNaVerdade.com

Pode se perceber pelo título do blog que sempre estaremos falando da fé verdadeira e em sua defesa. Para isto, primeiramente precisamos definir o que é a verdade e o que é fé:

Começaremos pela definição de Verdade:

Segundo o dicionário Priberam “Verdade” significa:

1. Conformidade da ideia com o objeto, do dito com o feito, do discurso com a realidade.

2. Qualidade do que é verdadeiro; realidade; exatidão; coisa certa e verdadeira.

 3. Por ext. Sinceridade, boa-fé.

Resumidamente, é “estar de acordo com os fatos ou a realidade” ou ser fiel a um padrão previamente definido. Portanto, para saber o que é verdade temos que analisar um padrão, deve haver uma medida moral, um “espelho” do que é verdadeiro. De fato todo ser humano possui como que um “sensor moral” que nos habilita saber o que é certo ou errado e esse “sensor” respeita a um padrão moral preestabelecido por DEUS, o único DEUS com ‘D’ maiúsculo, o DEUS Triuno do qual nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO é UM juntamente com nosso consolador o Espirito Santo de DEUS. Além dessa “noção” moral, recebemos uma “constituição” que é a Bíblia Sagrada, a qual podemos considerá-la um padrão de verdade.

O próprio Cristo Jesus, declarou ser O caminho, A verdade e A vida; e concluiu dizendo que é o único caminho para o Deus Pai (Jo 14:6).

 A Bíblia declara que a verdade liberta:

Jo 8:32 – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .”

Jesus declara que podemos encontrar a verdade nas Escrituras Sagradas:

Jo 17:17 – “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”

Hb 4:12 – “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

Sl 119:105 – “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”

Como cristão creio na Bíblia(palavra de DEUS) em sua totalidade e tenho esta como regra de fé e espelho da verdade, lâmpada para os meus pés, luz para os meus caminhos, espada afiada, sem falar em seu caráter histórico.

A Bíblia é a verdade e por ser a verdade pode ser questionada e é defendida por si mesma ao ser examinada.

Agora, falemos um pouco sobre fé:

Segundo o dicionário Priberam “fé” significa:

(latim fides, -ei)

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.

2. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.

3. Fidelidade.

Segundo a Bíblia fé significa:

Hb 11:1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Cabe então algumas perguntas. Como posso ter certeza de algo que não vejo? A nossa fé é cega de alguma forma? A fé é como dar um pulo no escuro? De maneira nenhuma!

Então como posso crer em algo que não vejo?

Existem muitas evidências dos relatos bíblicos e de fato “Pode-se afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica tem jamais desmentido uma referência bíblica.” (Dito por um grande arqueólogo americano chamado Nelson Glueck). No entanto essa não é a conclusão principal, apesar do milagre da preservação bíblica podendo ser observado por toda a humanidade eu fico com a afirmação feita por um pensador cristão chamado Ariovaldo Ramos: “Fé é crer no caráter de DEUS”; ou seja, eu posso crer pois foi DEUS quem disse, e Sua palavra diz que Ele não é homem para que minta(Num 23:19), que Ele é fiel para cumprir suas promessas(Hb 10:23) e mais do que tudo isso Ele provou o seu amor por nós ao morrer na cruz pelos nossos pecados. Portanto ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo(2 Tim 2:13). Ele é Santo, justo e é a própria verdade(Jo 14:6; Jo 17:17). Não há dúvidas de que sua palavra é digna de confiança!

JESUS disse mais:

Mt 24:35 – “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”

Podemos concluir dizendo que não é possível encontrar verdade a respeito de DEUS fora da Bíblia Sagrada e que baseado em João 14:6, é mentira quando dizem que todos os caminhos levam a DEUS. Ou seja a Fé precisa estar amarrada a verdade, do contrário é vã. Não basta crer em algo, precisamos crer em Cristo como Senhor e Salvador.

Desenvolveremos nos próximos posts, artigos relacionados a fé Cristã autêntica e verdadeira, falaremos também de evidências da autenticidade dos relatos bíblicos para edificação do leitor. Pois as Escrituras nos exortam em 1 Pedro 3:15 dizendo:  “…santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vós.”

Por Rafael Dantas

Um comentário até o momento.

  1. Olá Rafael! Você me indicou o seu blog e aqui estou eu, lendo seus artigos, que aliás, são muito bons. Que Nosso Maravilhoso Deus continue te abençoando sempre. Beijos!

    Response from Gabriela Tirre