FeNaVerdade.com

1) A Bíblia fala que 3 reis do Oriente (reis magos em algumas versões) foram visitar Jesus algum tempo depois de nascido.

R: Mentira! Apesar de ser comum esse entendimento, o texto não de 3 reis, mas de 3 presentes (ouro, incenso e mirra). O registro de Mateus 2:1-12 em nenhum momento deixa claro a quantidade de reis que visitou Jesus nessa ocasião.

2) Na genealogia de Jesus há gente da pior espécie. Dentre os nomes encontramos reis corruptos e até mesmo uma prostituta.

R: Verdade! Basta ler a genealogia de Jesus registrada em Mateus 1 e você irá se deparar por exemplo com reis como Roboão, Abias, Manassés, Jeconias, além da prostituta Raabe. Isso é um exemplo da graça de Deus e de como seus antepassados não determinaram o tipo de vida que Jesus teria. Apesar de ter antepassados problemáticos Jesus levou um vida santa e entrou para a história como o único sem pecado. (1 Jo 3:5; Hebreus 4:14-15)

3) Apesar de a Aliança de Deus no Antigo Testamento ser com o povo de Israel, Sua graça alcança alguns gentios já nessa época, alguns inclusive para salvação.

R: Verdade! Segue abaixo bons exemplos da graça de Deus aos gentios no AT:

  • Raabe era prostituta em Canaã mas encontra sua redenção e inclusive é registrada no hall de heróis da fé de Hebreus 11 e também faz parte da genealogia de Cristo. (Josué 2 / Mateus 1:5)
  • Rute, a moabita que tem um livro com seu nome e faz parte inclusive da genealogia de Cristo. (Rute 1-4 / Mateus 1:5)
  • Naamã, que era capitão do exército do rei da Síria e foi curado por Deus de lepra. (2 Reis 5:1-19)
  • Além dos perversos habitantes da grande cidade de Nínive, que alcançaram graça após se arrependerem depois da pregação do profeta Jonas.  (Jonas 3)

4) Um rei de Israel quase foi assassinado enquanto fazia suas necessidades (“vulgo número 2”) numa caverna.

R: Verdade! Conforme está registrado em 1 Samuel 24:1-7

5) Antes de falar dos que possuem a marca da besta, Apocalipse fala dos que possuem o selo do Deus.

R: Verdade! Apocalipse fala dos que possuem o Selo de Deus nos capitulos 7:3 e 9:4. Em contrapartida a mais falada Marca da Besta começa a ser descrita a partir do capítulo 13:16‭-‬18.

6) Um profeta pregando com má vontade e repetindo apenas 5 palavras enquanto percorria uma grande cidade, teve como resultado a conversão de mais de 120 mil pessoas.

R: Verdade! Conforme Jonas 3:4, a cidade era grande e ele levou 3 dias percorrendo a cidade e repetindo as palavras “Daqui a 40 dias Nínive será destruída.”, que equivale a apenas 5 palavras em Hebraico. Em Jonas 4:11 informa que havia mais de 120 mil pessoas na cidade. Isso é mais um grande exemplo da graça de Deus e de sua soberânia na Salvação, pois apesar da pouca disposição e empenho do pregador, mais de 120 mil pessoas foram alcançadas em apenas 3 dias. Evidência das palavras utilizadas originalmente conforme o Biblehub.com:

7) Segundo a Bíblia, Deus é Deus de perto e não de longe.

R: Mentira! Apesar de ser cantado em muitas igrejas, em Jeremias 23:23 Deus faz uma pergunta retórica dizendo exatamente o oposto disso:

“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?

8) Paulo briga com Barnabé em uma de suas viagens missionárias por conta de Marcos (primo de Barnabé e autor de um dos Evangelhos).

R: Verdade! Esse acontecimento está registrado de forma clara em Atos 15:36-40.

9) Dentre os 66 livros da Bíblia, há um que não menciona o nome de Deus.

R: Verdade! Mas apesar de não haver menção explicita ao nome de Deus, vemos claramente Seu agir na história.

10) Segundo a Bíblia, o dinheiro é a raiz de todos os males.

R: Mentira! Na verdade o que o texto diz é que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, não o dinheiro em si.

 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

11) Segundo a Bíblia, Pedro era casado.

R: Verdade! Concluímos que o apóstolo Pedro era casado pois o Evangelho de Lucas relata a cura de sua sogra. Referência bíblica: Lucas 4:38-39

12) Os Evangelhos relatam a cura de homem que era surdo e mal podia falar. Na ocasião Jesus pôs os dedos nos ouvidos do homem e, em seguida, cuspiu nos dedos e tocou a língua dele.

R: Verdade! Isso está registrado em Marcos 7:32-35 NVT:

Algumas pessoas lhe trouxeram um homem surdo e com dificuldade de fala, e lhe pediram que pusesse as mãos sobre ele e o curasse.
Jesus o afastou da multidão para ficar a sós com ele. Pôs os dedos nos ouvidos do homem e, em seguida, cuspiu nos dedos e tocou a língua dele.
Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que significa “Abra-se!
No mesmo instante, o homem passou a ouvir perfeitamente; sua língua ficou livre, e ele começou a falar com clareza.