FeNaVerdade.com

Recentemente li um texto, onde a autora afirma que é feliz e que essa felicidade depende apenas dela mesma, o que me fez refletir a respeito disso a luz da Bíblia. Compartilho abaixo essa breve reflexão:

Decidir ser feliz é importante e essa característica obviamente afeta todas as nossas relações, mas isso não pode estar pautado apenas em nós mesmos. Na vida do cristão as circunstâncias somente, não devem ser a causa primária de abundância ou ausência de felicidade. Assim como o apóstolo Paulo devemos aprender a estar alegres sob toda e qualquer circunstâncias, pela razão de podermos todas as coisas em Cristo que nos fortalece(Fp 4:11-13).

Além disso, o apóstolo afirma em sua carta aos Filipenses que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará nosso coração e mente em Cristo Jesus; o profeta Neemias afirma que a alegria do Senhor é a nossa força. Somos encorajados pela palavra de Deus e de fato temos muitas razões para sermos felizes, no entanto a razão e motivação para isso fica clara.

Portanto afirmar que a felicidade depende apenas de nós mesmos é autoengano ou um incorreto senso de auto-suficiência. De fato, o único ser capaz de obter felicidade dependendo apenas de si próprio é o nosso Deus, que apesar de sua auto-suficiência decidiu compartilhar com a humanidade seus atributos, dentre eles a capacidade de satisfação, alegria e felicidade. Concluo citando novamente esta bela carta aos Filipenses:

Fp 4:4 – “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”
(Parafraseando: Alegrem-se sim! Sempre! Mas no Senhor!)

Por Rafael Dantas